quinta-feira, 1 de março de 2018

Curiosidades



Também conheço vários casos de familiares e amigos e simplesmente conhecidos, que experimentaram os efeitos das medicinas alternativas, gastando “rios” de dinheiro e se tramaram. A doença foi avançando e não perdoou, ou interromperam a tempo regressando à medicina científica e assim melhorando.
Mas a maior parte dos comentaristas é a favor das “medicinas” asiáticas e vem à liça acusar e defender a medicina oriental.

EDITORIAL
O elogio da ignorância
Há certamente terapias que nasceram no oriente que são aplicadas pela medicina, e estamos todos muito agradecidos por isso – mas a subtileza das palavras não nos pode distrair do essencial.
DIOGO QUEIROZ DE ANDRADE                
PÚBLICO, 28 de Fevereiro de 2018
O governo decidiu viabilizar a criação de uma licenciatura em medicina tradicional chinesa, abrindo caminho ao reconhecimento de praticantes de uma “medicina” que dispensa o conhecimento científico e se baseia em crenças em vez de factos. A linguagem é essencial, como bem sabe o legislador. E por isso vale a pena citar a portaria que autoriza a aprendizagem das “terapêuticas não convencionais” para um “exercício de profissão”. Lá convidam-se, na prática, equiparados a médicos a promover teorias aleatórias graças a uma aprendizagem em que se discutem teorias como “Os seis níveis, as quatro camadas, os três aquecedores”. E é isto que vai concorrer com a prática médica do Sistema Nacional de Saúde.
Há certamente terapias que nasceram no oriente que são aplicadas pela medicina, e estamos todos muito agradecidos por isso – mas a subtileza das palavras não nos pode distrair do essencial. A saúde é e tem de continuar a ser feita por médicos devidamente credenciados, não por charlatães com boa (ou má) vontade que ganham a vida à conta da ignorância alheia. Nada contra o acumulado de sabedoria oriental que deriva para a verdadeira medicina e para a melhoria do bem estar individual, que deve até ser promovida junto dos actuais corpos clínicos para que chegue a mais cidadãos. Mas é importante estar contra todo o somatório de ignorantes e charlatães que promovem vigarices à conta dos incautos. Já agora, porque não uma licenciatura em astrologia? Certamente que a taróloga Maya e o professor Karamba teriam prazer em participar na definição do corpus científico destas matérias.
A sociedade é democrática e cada um é livre de acreditar no que quiser: nos anjos da guarda, nas terapias homeopáticas, nas cartomantes, na herança nigeriana que chega por email, nos extraterrestres que vivem debaixo da terra, nas regressões a vidas passadas, nos duendes, no chá de beterraba ou nos lobisomens. Cada um dos crentes nestas e noutras coisas do género tem todo o direito de gastar o seu dinheiro a consumir e promover estas ideias, desde que elas não contenham ilegalidades. Ou seja, numa sociedade livre cada um tem direito a fazer valer a sua própria irracionalidade, desde que não afecte os outros. O que não se pode esperar é que sejam as entidades oficiais a validar estas formas de exploração privada, porque isso põe em causa a superioridade do sistema científico no qual está construída a nossa civilização. E é tão grave ter Donald Trump a admitir que as vacinas provocam autismo como é ter o governo português a promover oficialmente a ciência as formas de medicina tradicional chinesa.
O maior inimigo de uma sociedade aberta é o legislador ignorante. Esta deriva anti-científica que se tem vindo a intensificar nos últimos anos não prenuncia nada de bom para o futuro. E continua a avolumar-se o paradoxo de vivermos numa sociedade do conhecimento, mas de forma voluntariamente ignorante. 

Alguns comentários
Manuel Dias Lisboa 
Lydia Gouveia   A acupunctura é uma das técnicas/valências da MTC, existem outras: a Moxibustão,a massagem Tuina, a dietética, a Fitoterapia. A acupunctura certamente pelo seu impacto visual acaba por ser a técnica mais conhecida logo mais abordada. Mas todas elas são importantes e usadas consoante a necessidade do caso clinico apresentado. é uma área demasiado vasta para ser resumida à acupunctura e se resumir a uma técnica terapêutica a anexar a uma área da saúde já existente. Dai a importância de uma licenciatura sólida que possa garantir aos utentes um serviço de saúde fiável. E se quer minha opinião (e por ter estudado ambas as medicinas convencional e chinesa) 4 anos é bom mas não é o suficiente e então uma pós-graduação de 2 semestres em acupunctura é claramente insuficiente até mesmo para médicos!!
Minhoto  Minho/Galiza 
Minhoto   Minho/Galiza  Caro: os médicos têm é medo que os congressos da classe se passem a realizar em Vilar de Perdizes, com o alto patrocínio do Padre Fontes.
Lydia Gouveia 28.02.2018  Que titulo soberbamente escolhido! Este artigo é de facto um elogio de ignorância extrema, é triste que um sub-director de um jornal tão emblemático como o Público se permite escrever um artigo no qual não se verifica qualquer analise imparcial, qualquer investigação do objecto abordado... Gostaria de informar o Sr .Andrade do seguinte: - Desde 1997 que a OMS reconhece e recomenda a Acupunctura (exercício da MTC) para o tratamento de 184 patologias. - Existem milhares de estudos RCTs que comprovam a sua eficácia. - Diversas faculdades de medicina em Portugal e no estrangeiro ministram Pós graduações em Acupunctura (estarão os nossos médicos a enveredar para um lado oculto?!!) - Vários hospitais propõem consultas de Acupunctura para a dor. Estará a Ordem dos Médicos a permitir exercício infundado?!
Margarida Paredes   Salvador da Bahia
Zut Mut 28.02.2018  Também a medicina convencional, Margarida, baseada em testes estatísticos de hipóteses e de independência de factores. Como suposta cientista social devia conhecer sobejamente essas ferramentas, mas infelizmente, como já mostrou muitas vezes, em vez de ciência apenas aproveita o seu lugar para fazer guerrilha política.
Incompetente  Barracão nº 33 
Ilda Martins 28.02.2018 Comparar Homeopatia ou Medicina tradicional chinesa com cartomantes ou duendes é deveras sem sentido e demonstra total desinformação ou conhecimento de causa. E usar isso como argumento para refletir a sua opinião parece-me sinceramente cru. Charlatães ou ignorantes existem em qualquer parte, até mesmo na medicina convencional, porque diz respeito ao foro individual. Não sendo da área, sempre tentei e tento informar-me sobre este tema. A verdade é que, a minha experiência de contacto com um médico pediatra (sim graduado), com mais de 30 anos de prática em homeopatia, tem-me demonstrado factos, um elevado conhecimento por parte do profissional e não apenas crenças deste tipo de terapêuticas. Isto não significa ser radical quanto à medicina dita convencional. A união mais eficaz. Informe-se!
Zut Mut 
Ilda Martins  
JP  Lisboa  "Comparar Homeopatia ou Medicina tradicional chinesa com cartomantes ou duendes é deveras sem sentido e demonstra total desinformação ou conhecimento de causa" - com duendes até concordo. Mas a cartomancia é uma "arte" com mais de seis séculos e há gente que jura que a coisa funciona. Nesse sentido, qual é o problema de compará-la à homeopatia, que foi inventada há pouco mais de duzentos anos? Também podemos ir buscar a bem mais velhinha astrologia, com raízes tão antigas como as da medicina tradicional chinesa. Porque havemos de distinguir duas "artes" igualmente ancestrais e baseadas em conceitos com idêntica validade científica?
João Beles  
Zut Mut 28.02.2018 Para além de enxaquecas e talvez uma ou outra situação clínica, não se mostrou haver vantagem em usar a acupunctura em relação ao efeito placebo, consulte por exemplo o site da Cochrane, onde são apresentados os resultados de testes independentes de diferentes terapias. Claro que os adeptos das "medicinas" tradicionais podem publicar as os artigos duvidosos que quiserem em revistas publicadas e revistas pelos próprios, mas tipicamente os métodos são muito questionáveis e os resultados não são replicáveis independentemente.

Nenhum comentário: