terça-feira, 29 de março de 2016

À dúzia é mais barato




Faltava a reacção teológica, digamos até apocalíptica no conjunto das onze reacções apontadas por Alberto Gonçalves como justificações do terrorismo islâmico, pela inteligência nacional. Mas a Carta do leitor Hélder Pancadas, no Público de ontem, ao apontar duas – a primeira, do ilustre deputado  Manuel Tiago, de interpretação, aliás, explicitada na “mumificada” do sociólogo A. G. - refere uma segunda, que, embora da mesma linha de considerandos da primeira - de intelectualidade inseparável do preceito moral da punição – está especificamente centrada numa figura poderosa – Obama -  que não tem a ver com a nossa inteligência mas com a inteligência americana, concretamente da congressista americana pelo Minesota, Michele Bachmann. Também nos dizem respeito, como vítimas das retaliações islamitas – as Bestas do Apocalipse - e todas as hipóteses mereçam a nossa reflexão: “Foste a Cuba, Obama? Cairás, que a Besta com sete cabeças e dez chifres,  e corpo de leopardo, e patas de urso e fauces de leão, virá também derrubar-te…»
Repostas, pois, as reacções num número mais carismático – doze - assim vamos enriquecendo o pensamento contemporâneo, à espera de novas descobertas interpretativas dos eventos históricos que ameaçam o mundo

Afinal foi Deus!
 Parece um concurso de Criatividade. Multiplicam-se as teses explicativas dos ataques contra inocentes dos criminosos fanáticos do chamado “Exército Islâmico”. E qual delas a mais criativa! No próprio dia dos atentados, o deputado Manuel Tiago, antes mesmo de lamentar as mortes ou culpar os monstros assassinos, apontou o dedo acusatório aos governos do Ocidente, eleitos democraticamente pelos respectivos povos. Acabo agora de ler a explicação adiantada pela congressista republicana pelo Minnesota Michele Bachmann. Segundo a certamente apoiante de Trump, afinal os crimes de Bruxelas foram obra de Deus! Sim, como castigo pela visita de Barack Obama a Cuba! Bastante divergentes as explicações de Tiago e Bachmann para a tragédia de Bruxelas. Igual, igual é  mesmo o ódio ao democrata Obama!
Hélder Pancadas, Sobreda

Nenhum comentário: