quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

O preservativo



Primeiro foi a surpresa e depois o horror. E as imagens sucediam-se, mostrando os dois homens a correr para o carro e a arrancar, gente, gente, polícias, um homem caindo e imobilizando-se no chão. Em França! Em Paris! Aqui ao lado! E os comentários iam progredindo, os jornalistas entrevistando e explicando, o mundo parara em redor da tragédia. Não se tratava de torres perfuradas por aviões sabotados, com milhares de mortos em consequência, em espectáculo inimaginável e inesquecível, catorze anos antes, que nos apanhara à hora do acontecimento. Tratava-se do Semanário satírico “Charlie Hebdo” atacado por dois encapuçados, que disparam contra jornalistas em reunião na altura, matando e ferindo, vingando o seu profeta, doze mortos, entre os quais o director do Semanário, onze feridos, e o mundo ficou estarrecido. A França – a Europa - abrindo os braços aos refugiados do seu próprio medo, e estes correspondendo com o seu ódio! Deviam ser jihadistas, os insaciáveis buscadores de sangue.
A minha filha Paula chegou entretanto e ficou também parada a ver. Da raiva contra os jihadistas e o pensamento numa Europa explodindo sob a invasão de um islamismo extremista e avassalador, passou ao comentário sobre os provocadores ocidentais, representantes de uma atitude igualmente radicalista e provocatória, que não poupa nada nem ninguém, nem mesmo os sentimentos religiosos, em nome da sua liberdade de expressão, quantas vezes de duvidosa educação. Lembrei então o desenho do nariz do Papa João Paulo II, em tempos, com um preservativo, por um nosso cartoonista, que eu achara repugnante e grotesco, apesar da causa justa que defendia – o ataque ao alastramento da SIDA - mas que talvez fosse de menor dimensão e mesmo provocação do que muitos do tal hebdomadário francês, que ridicularizou o profeta islâmico, hoje em tão grande notoriedade facciosista.
Durante o fascismo, ao que se diz agora com muito assanhamento, não havia a tal liberdade de expressão que tanto se reclama - e se tem - para podermos vazar o que nos vai na alma. Talvez por isso a graça fosse mais subtil então. Hoje as paixões são livres, os desrespeitos também, e das provocações não se fala. São as burcas a pretender penetrar nas escolas francesas, são as banalidades grotescas de certos programas provocatoriamente obscenos… e tudo o que por aí vai de pouco saudável. A pedir preservativo.

Nenhum comentário: