sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Diversão dominical



Poderia ter-me ficado pelos «Dois zeros à esquerda” dos “Dias Contados” (DN,14/9), mas a prosa humorística de Alberto Gonçalves, conjuntamente com a seriedade dos seus temas é sempre para mim uma leitura aprazível que gosto de guardar.
O segundo tema, de 9/9 – Idechatearocamoes@mec.gov.pt - é sobre as praxes académicas, o terceiro, de 13/9 - A equipa de quase todos nós – sobre o futebol nacional, eis outros motivos nacionais de extrema gravidade, tratados com zanga juvenil e simultaneamente ampla de observação nos seus “tiros” certeiros aos responsáveis pelas nossas “besteiras”: “ridendo castigat mores”.

Realmente, não é por demais – embora por demais inútil – apontar-se a prepotência lorpa e a pieguice reles da estudantada autoritária - a  primeira - falsamente humilde, a segunda, na sua preparação para a vida, que mal se identifica com uma consciência do que signifique o objectivo de estudos superiores. Mas em vez de acabar com a tolice, o Ministério da Educação, colabora no jogo embrutecedor, descendo ao nível dos brincalhões, prometendo apoios aos desfavorecidos – os caloiros - o que parece rematada pequice. Citando Alberto Gonçalves - «Comparada com o paternalismo do Estado, a idiotia das praxes confunde-se com um espaço de liberdade» - dele discordo, todavia, o “espaço de liberdade” parecendo-me antes um espaço de monstruosidade indigna de seres humanos, quase se identificando com os recentes executores jihadistas  dos jornalistas americanos e britânico, não fora a puerilidade e vanidade do seu espectáculo degradante:

Terça-feira, 9 de Setembro
«Não é fácil imaginar empreitada mais pateta do que as "praxes" universitárias, mas o Governo lá se lembrou de uma, e aparentemente sem grande dificuldade. Falo da criação de um endereço de e-mail para que os estudantes denunciem "abusos ocorridos no âmbito das atividades de praxe": praxes abusivas@mec.gov.pt. Entre parêntesis, defendo a existência de um e-mail para denunciarmos o abuso da grotesca palavra "âmbito". Fora de parêntesis, o Ministério da Educação promete "apoio a quem o requerer".
Que tipo de apoio? O Dr. Crato não esclarece. Será que o MEC fornece guarda-costas aos alunos receosos de vir a sofrer "coacção física ou psicológica"? Ou apenas providencia psicanalistas aos alunos que já sofreram as tais coacções? Será criado um Observatório das Praxes, com instalações, pessoal administrativo e orçamento? Uma coisa é certa: qualquer universitário necessitado de intervenção oficial para virar costas às "praxes" precisa urgentemente de acompanhamento especializado.
E outra coisa é certa também: se a função do ensino superior é preparar jovens para a vida, a função está a ser cumprida. A vida, pelo menos a desejada por todos os que mandam e por muitos dos que obedecem, resume-se a confiar o nosso destino a burocratas que nos regulamentam, informam, guiam, encaminham, conduzem e apascentam. Trata-se de uma humilhação perpétua, que apoio nenhum alivia e e-mail nenhum resgata. Comparada com o paternalismo do Estado, a idiotia das praxes confunde-se com um espaço de liberdade.»

Quanto à questão do futebol, mais uma vez Alberto Gonçalves acerta no alvo, na sua troça à hiperbolicamente designada “equipa de todos nós”, que pretende ser delambida expressão de amor pátrio e é apenas uma caricatura de “todos nós” porque “remendada, periférica, pequenina e coxa” . Não vale a pena desenvolver, Alberto Gonçalves fá-lo magistralmente. Só não consegue, por muito que deseje corrigir os costumes pelo riso, eliminar os debates futebolísticos televisivos, nem as averiguações à opinião pública aquando dos jogos – o que é praticamente o ano inteiro. Que na nossa terra, são esses os debates mais solicitados, esses e os politiqueiros ou económicos, com os escândalos bem pontuados de imagens e expressão das sensibilidades, geralmente de fácies irritadiço. Às vezes o segundo Canal lembra-se de apresentar programas doutras espécies de cultura, mas não tem audiência, ultrapassado pelas coisas que nos dão mais prazer – as danças para o povo, os manjares de apetite que se fabricam pelo país, as paisagens encantadoras, as telenovelas com alguns bons desempenhos, a maioria com temáticas inalteravelmente ligadas ao sexo, ao burlesco, ao sórdido. Fiquemo-nos pela “equipa de todos nós”, embora Alberto Gonçalves se queira demarcar dos “piores”, com o argumento de que «nem todos somos tão maus», e por isso substituindo o slogan popular pelo título «A equipa de quase todos nós»:

Sexta-feira, 12 de Setembro
A equipa de quase todos nós
«Não vi o jogo de Portugal com a Albânia, mas pelas descrições na imprensa especializada a coisa oscilou entre a vergonha e a catástrofe de proporções bíblicas. Dado que os jornais desportivos costumam ser simpáticos para com a selecção, é de presumir que a verdade terá sido ainda pior. Ainda bem.
Com os índices caseiros em matéria de corrupção, economia e geral atraso de vida, não fazia sentido que a selecção nacional de futebol ocupasse um lugar entre as melhores do mundo, como parece que ocupou na última década ou década e meia. Isto afastava as elites da bola do cidadão comum, o qual, género servo da gleba, se limitava a acenar de longe ao autocarro dos privilegiados. Numa sociedade que se pretende igualitária e constitucionalmente a caminho do socialismo, era fundamental acabar com essas distinções de casta: não é justo que uns nasçam no berço dourado do drible e da desmarcação enquanto outros são incapazes de dar um chuto com o pé direito sem tropeçar no esquerdo.
Tornava-se pois urgente que a "equipa de todos nós" fosse de facto semelhante a todos nós: remendada, periférica, pequenina e coxa. Com a ajuda inestimável dos actuais dirigentes da federação do ramo - que convocam conferências a anunciar a própria incompetência - conseguiu-se criar uma equipa com que podemos identificar-nos sem esforço. Os dirigentes deram um exemplo raríssimo em qualquer actividade: a prometida incompetência foi plenamente cumprida. Os jogadores arrastaram-se no relvado com um talento só ao alcance dos condenados. E o seleccionador merecia uma comenda, não o despedimento típico num país que nunca reconhece os seus melhores. Ou, para o que aqui interessa, os piores: nem todos somos tão maus.»

Nenhum comentário: