quinta-feira, 6 de março de 2014

In blogo veritas



Do Blog Moçambique para todos assinado por Fernando Gil - (Moçambique para todos  - (É este Weblog dedicado a Moçambique, como complemento do MACUA DE MOÇAMBIQUE. Por Moçambique e para Moçambique! Um obrigado a todos! Fernando Gil. NOTA: Para aceder a todos os artigos click em "archives". Também pode aceder por temas. Não perca tempo e click em "Subscribe to this blog's feed" para receber notificação imediata de uma nova entrada, ou subscreva a newsletter diária. O blog que pode ouvir.) - retiro uma curiosa e já antiga – de 2009 - troca de comentários entre Januário Sitoe e Umbhalane a propósito da história de Samora Machel contada por algum português – um dos muitos -aproveitador da nova era e não se coibindo de denegrir a história do seu próprio país e do colonialismo português – opressor, está visto – como imagem de pobreza moral e espiritual que os próprios africanos denunciam, repondo a verdade sobre o tema e sobre a realidade de exploração e penúria que agora vive o povo moçambicano, sem uma lei justa que o defenda da exploração das elites governativas ou outras.

januário sitoe said...
Oh Umbhalane....
....Francamente não te entendi: explica lá isso melhor se faz favor.
Eu, cumpre-me lamentar o facto de saber mais da história portuguesa do que estes "tios" que pelos vistos escreveram estas barbaridades todas de uma penada só... que são heróis por terem fugido à guerra colonial, e que agora ficam bem na foto a denegrir o seu próprio passado...uns pobres portanto.
Não tenho memória de ver os americanos (povo) a bater na sua história pelos (muitos) erros de estratégia internacional(o Vietname, a Somália, agora o Iraque...); não vejo os Franceses a pensar entregar Guadalupe, a Antiqua ou a Polinésia; os ingleses a pensar entregar as Malvinas; os Americanos o Havai...e vão lá perguntar aos "indígenas se querem ser independentes!!!...da-se!!!!!
Oh Umbhalane!!
Vai às profundezas da Zambézia; do Niassa; de Cabo Delgado....ou um pouco por todo o pais... e fala com os anciãos do povo!!! é lá que se aprende a história e o passado!!! Com quem viveu a fartura servida com controlo.... e quem agora experimenta a miséria misturada com "histórias da tanga", contadas por comunistóides a quem a revolução portuguesa deu a possibilidade de viverem sem trabalhar, acomodados nos corredores da mixórdia politica que só a eles serve!!! Ah, que saudades os portugueses de bom senso devem ter do "Oliveirinha"...... Reply 22/06/2009 at 10:06

Umbhalane said...
Mesmo em Moçambique, Samora Machel já está marginalizado da história, ostracizado...
É apenas uma efeméride, que em determinada data se evoca, a custo, como que a engolir um sapo...
Isto em Moçambique de há uns anos para cá,...e ainda com a Frelimo no poder...
Quando a verdadeira história puder ser universalmente conhecida, escrita e ensinada, vai-lhe acontecer o mesmo que a Estaline na URSS, e Rússia de hoje...
Para esquecer, apenas. E não vale a pena estrebuchar, insultar... Inexorável. Reply 22/06/2009 at 08:39

Nenhum comentário: