domingo, 9 de março de 2014

“Cigarra que deita a perder”



Ouvi muitas vezes o meu pai dizer, o que costumo repetir também – fruto talvez de leituras, de observações, dos nadas de que se compõe a vida – que as ideologias são sempre criações de nobre preocupação do ideólogo, tendentes a aplanar as discrepâncias sociais entre os direitos das diferentes classes. Surge o desgaste, seguidamente, pelo uso imoderado dos conceitos reivindicativos em favor próprio, pelos beneficiários desses conceitos, que podem abranger os seus próprios criadores ou difusores. Deu-se com o liberalismo da Revolução Francesa, nos seus ideais de igualdade, liberdade e fraternidade que descambaram no Terror. Na República de Platão apenas as elites pensantes – os cidadãos - estavam abrangidos pelos nobres conceitos de Justiça e de Belo, trabalhadores e escravos não tinham acesso a tais dialécticas, provedores que eram do sustento e das comodidades das elites, de pensamento generoso unilateral. O conceito de propriedade, a exploração do trabalho pelo capital, geraram as filosofias revolucionárias socialistas e marxistas do século XIX e XX, a que se acrescentaram também tendências anarquistas, contrárias à disciplina autoritária do poder.
Hoje, no nosso país, não nos podemos afastar do conceito de democracia, governo do povo, pelo povo e para o povo, e o povo habituou-se a reivindicar e a gritar os seus direitos, manipulado pelos seus orientadores na reivindicação, ainda que balbuciante, do ponto de vista ideológico. E o povo convence-se do seu poder, porque faz barulho e invade as escadas da assembleia e insulta, indiferente aos dados da razão e do pudor. Os que governam sabem dos condicionalismos e vão tentando coser os rasgões criados pelos revolucionários defensores das igualdades, que não deixaram de se deslumbrar com os poderes que lhes couberam, mergulhando avidamente no celeiro da abastança anterior, em proveito próprio, primeiro, mas com palmadas amigáveis no dorso dos da vila morena.
Isto será por cá. Noutros países mais disciplinados a democracia está arreigada há mais tempo – nos hábitos e nas instituições. É um termo bonito, democracia, desde que haja sentido de responsabilidade em cada consciência. Mas as responsabilidades divergem e as consciências também. E os que defendem os princípios gostariam de saborear igualmente o sustentável (?) peso dos poderes. Como o não conseguem - o comunismo tendo um carisma de apropriação de propriedade e de autoritarismo que não quadra à nossa maioria - lá vão desgastando o sistema que os outros impõem por necessidade de compromissos, mas fingindo – ou não – que os escutam, porque também são democratas.
Mas falta-nos petróleo, como tinha Chávez, o que lhe dava muita força expressiva. Falhou com a sua morte, e o texto de Alexandre Homem Cristo - «A TRAGÉDIA DO SOCIALISMO DO SÉCULO XXI» - mostra os porquês do falhanço, considerando que “em Portugal e na Europa, o fracasso da "revolução bolivariana" na Venezuela é uma boa forma de recordar que o socialismo utópico do século XXI é tão nefasto para as populações quanto o do século XX.
Mas o que faz falhar, quanto a mim, é a erosão, o desgaste, o tempo que se escoa, e o não podermos fazer como a “minuciosa formiga que leva a sua palhinha azinha, azinha”, porque as palhinhas já foram levadas há muito pelos encarregados de as distribuir e de as fazer multiplicar.
Cigarras de preferência, o que nos “deita a perder”, quando o inverno chegou fomos pedir à formiga, que emprestou reclamando. Precisamos de nos converter em “minuciosas formigas”, de preferência a deixar-nos embalar pelo canto das sereias. Ou das cigarras preguiçosas.

O artigo de Alexandre Homem Cristo, publicado no “A Bem da Nação”:

«A TRAGÉDIA DO SOCIALISMO DO SÉCULO XXI»
O fracasso da "revolução bolivariana" é uma boa forma de recordar que o socialismo utópico do século XXI é tão nefasto quanto o do século XX
O regime nascido da revolução bolivariana faliu. Algum dia tinha de acontecer. Até porque, como se costuma dizer, a história é repetição. Na Venezuela repetiu-se mesmo. Assim, o ano de 2014 marca o fim das ilusões. As dos venezuelanos, que durante mais de uma década se deixaram governar pelo populismo de Chávez. E as dos socialistas europeus, que viram no regime venezuelano um oásis de resistência contra a economia de mercado. Com fome nas ruas, com escassez de bens de primeira necessidade nas mercearias, com falta de medicamentos e com falhas sucessivas na rede eléctrica, o povo saiu à rua. E disse basta.
Associar a falência do regime venezuelano à substituição de Hugo Chávez por Nicolás Maduro, nomeadamente pela falta de carisma do segundo, é um erro grave. Subestima a degradação social e política dos últimos anos. É que, embora tenha morrido com o estatuto de herói popular, foi Chávez quem trilhou o caminho para a ruína. Atropelou as regras institucionais do regime, tornando-o dependente na sua pessoa. Estrangulou a iniciativa privada. E apostou cegamente num modelo de investimento público insustentável, suspenso numa produção petrolífera em declínio. Quando chegou a sua vez, Maduro deu continuidade ao delírio. E fê-lo com uma obstinação invejável.
Mal assumiu a presidência, em substituição de Chávez, Maduro ordenou ao banco central a impressão de mais dinheiro, para com ele financiar novos programas de investimento público. Entre outros, o da atribuição de um tablet a cada aluno venezuelano. A inflação atingiu os 56%.
Entretanto, acabou com a liberdade política, impondo uma forma de ditadura (suspensão da Constituição): o parlamento concedeu-lhe poderes executivos especiais para alterar leis sem fiscalização política. Acabou com a (pouca) liberdade económica: promulgou uma lei que define os preços dos produtos e limita o lucro das empresas, prendendo os comerciantes que resistissem. E acabou com a liberdade individual, através de uma crescente repressão policial e militar, que provocou dezenas de mortes, para assim travar aqueles que "querem destruir a nação".
É claro que, perante este descalabro político e social na Venezuela, podemos fechar os olhos. Ou acreditar que a resistência nas ruas não é de origem popular, mas sim de "grupos de cariz neofascista". Ou achar que essas manifestações são operações "apoiadas pelo imperialismo norte-americano". Ou ainda alegar que o governo venezuelano está a ser alvo de uma "guerra económica que visa destabilizar o país". No fundo, podemos subscrever o incrível comunicado do PCP (14/02/2014) e, através dele, negar a realidade. Mas a realidade é o que é. E a história, que se repete, já mostrou que negá-la não a altera.
A distante Venezuela está a ferro e fogo. E isso interessa-nos a nós, portugueses? Sim, interessa. Num momento em que tanto se discutem alternativas políticas, em Portugal e na Europa, o fracasso da "revolução bolivariana" na Venezuela é uma boa forma de recordar que o socialismo utópico do século XXI é tão nefasto para as populações quanto o do século XX.
Confiar que é nessa doutrina ideológica, partilhada em Portugal por PCP e BE, que está o futuro não é, portanto, mais do que condenar-nos ao passado.»
3 de Março de  2014  Alexandre Homem Cristo


Nenhum comentário: