quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Tu quoque, Obama, fili!


Mais um texto de aviso de António da Cunha Duarte Justo sobre a provável intervenção do Ocidente no Médio Oriente, tal como já se fez nos idos de Saddam Hussein, de repugnantes e macabras sequências e consequências. Uma dança espectacular de fuzilaria aérea, como a que se prepara novamente, por ordens de quem detém o poder e o deseja revelar ao resto do mundo. “A Guerra dos Interesses económicos e geoestratégicos”, “guerra democrática”, na irónica designação de Duarte Justo, porque a rebeldia e a exigência partiu do povo, bem escudado com as armas que os “janotas do poder” lhe fornecem, não para chegar a acordos de coligação com quem o governa, mas para impor a sua orientação mais facciosa. E Obama inicia o processo de retaliação, lá anda pelos estados europeus mais imponentes a tentar desbloquear o impasse das dúvidas e dos receios, na própria Rússia, como principal força de bloqueio, sem escutar os avisos que parecem sensatos , da própria China, que apoia a Rússia, bailarino bondoso que pretende defender os inocentes com as propostas de retaliação dos que os vitimizaram – por engano, já se ouviu dizer.
Duarte Justo tudo explica muito bem, da repetição de guerras inúteis, da luta de interesses entre sunitas e xiitas, entre Turquia e Irão, o ocidente, afinal, apoiando o terrorismo e acicatando-o, por conveniência própria, a pretexto de abnegação. Como há muito o fez, só que, dantes, mais dissimuladamente.
A facilidade com que se instala uma guerra mundial! E nós, bobos da corte, fazendo negaças e trejeitos de bons sentimentos por conta da desinformação trazida pelos piedosos jornais!
Um texto bem esclarecedor este de Duarte Justo, que mostra como os conflitos locais se podem transformar em conflito mundial, por conta das artimanhas económicas das grandes potências.
Oremus.
 
FARSA DA SÍRIA
A Guerra dos Interesses económicos e geoestratégicos
Já não há Guerras civis, só há Guerras democráticas de relevo internacional!...
Em tempos democráticos também a guerra tem de ser democrática!... Por isso o espírito democrático ocidental, das grandes potências, tudo faz para que a guerra seja democrática e como tal surja do povo, mas lá fora, onde a democracia ainda não vive bem. Então os revoltosos chacinam e a TV alegra-se por poder mover a veia sentimental dum povo padecente não da guerra mas da sua “paz”. Depois a maioria dos cidadãos protesta e grita para que seus estados intervenham para porem cobro à barbárie alheia. Passados dois anos de desinteresse na formação dum governo de coligação do presidente Assad com os revoltosos, os janotas do poder (EUA, Inglaterra e França), cheios de compaixão pela dor dos seus, depois de terem enchido os seus rebeldes de armas até aos dentes, levantam as vozes, apregoando a intervenção mortífera como solução, em nome da humanidade. Como no Iraque e noutros lugares intervêm então para porem fim à cólera e depois se irem embora deixando a peste.
Só para relembrar, a Síria é o palco dos interesses entre dois pretendentes a serem potências hegemónicas no mundo Islâmico: dum lado os interesses da Turquia (apoiados pelos EUA) como ponta avançada dos sunitas e do outro lado os interesses do Irão como representante dos xiitas. No Iraque também havia o mesmo conflito entre xiitas e sunitas e urdiram-se os mesmos pretextos para depor Saddam Hussein. Depois da intervenção armada dos EUA e coligação, a situação e as lutas entre os grupos rivais é muitíssimo pior que no tempo de Saddam Hussein.
Na Síria não há uma guerra civil, há uma guerra de rebeldes ao serviço de interesses estrangeiros (e dos extremistas islamistas) contra um estado de direito que por muito torto que seja, o seu direito não é menos torto do que o direito dos pacifistas armados. No seguimento doutras mentiras, à mentira do Iraque juntar-se-á a mentira da Síria. A pretexto de armas químicas pretende-se justificar uma intervenção militar. De qualquer modo a punição do uso de armas químicas só viria castigar Estados e nunca rebeldes que as usassem!...
Tal como na fase da motivação da população para a intervenção no Iraque, os meios de comunicação social quer europeus quer dos EUA, fomentam a histeria dum público aberto e preparado para toda a espécie de manipulação. Constroem-se cenários e multiplicam-se informações contraditórias para confundir quem só tem tempo para assimilar os títulos dos jornais e viver de uma opinião formada principalmente de desinformação. Para nós, os cidadãos bem viventes do Ocidente, também nos convém o engano que os nossos eleitos nos propagam. Confiamos-lhe a preocupação do nosso bem-estar e dele também faz parte a posse duma boa consciência. Por isso ficamos-lhes gratos por nos enganarem porque além do lucro do domínio temos o proveito da boa consciência. Somos alimentados a falar dos barbarismos dos outros, bem como dos barbarismos doutros tempos para não notarmos o aziúme das barbaridades de que vivemos. O não saber também ajuda a viver!
Hoje, no tempo das culturas globais, um conflito local passa a ter significado global, dado, as potências terem transferido as guerras para as regiões onde decorre o negócio. Hoje as linhas de batalha decorrem onde os interesses das potências colidem. Antigamente eram as monarquias que regiam os povos, hoje são as oligarquias das grandes potências. Por isso se passa da época das guerras para a das guerrilhas. Praticamente deixa de haver guerras civis para haver guerras democráticas de relevo internacional!...
Como se constata, até a guerra se democratizou, sim, porque parte do povo. A estratégia muçulmana tem-se revelado como a de maior eficiência da nossa época, pelo que é aplicada com sucesso também pelas potências ou pelos países que pretendem sê-lo (caso da Turquia e do Irão). O Ocidente deixa nos seus países os estilhaços da guerra e eles trazem para o Ocidente os filhos da guerra.
Sim, o cidadão anafado prefere não saber para melhor viver! O futuro é sempre prometedor porque é futuro; não importa qual!
 
 

Nenhum comentário: