quinta-feira, 23 de maio de 2013

Em torno da vaca fria


Já tinha lido o texto de Henrique Raposo sobre Mário Soares, mas achei um nobre texto para o meu blog, a dar-me razão naquilo que há muito penso dele, de um “Esteves sem metafísica”, como tantos de nós por aí, e o escrevi em livros da minha reacção. Entre eles, o texto “Mesa Redonda na Têvê”, de Cravos Roxos (1981) que termina da seguinte forma: “Deus Nosso Senhor dê muita vida para as justificações ao Dr. Mário Soares”.
Agora rio-me desses desejos. Mário Soares não precisa de se justificar, inimputável – segundo Henrique Raposo – numa sociedade de mentecaptos que não se envergonha das figuras que ele fez ao longo de uma vida de serenidade lorpa a repisar o velho estribilho de liberdade e democracia, enquanto era levado no palanque do seu nudismo real.

Transcrevo, do mesmo velho artigo, o seguinte passo de um retrato amarelecido de verdade inútil: “Preocupado com uma definição exacta, o meu amigo doutor juiz repetiu conscienciosamente a de “saloio espertalhão” atribuível à sua personalidade de “leader” com muitas viagens embora de visão moderada, no seio de uma população com escassez das duas, o que justificava o provérbio sobre a realeza do zarolho na terra dos cegos.”

Henrique Raposo o define com mestria, eu apenas recordo alguns factos do meu desprezo, entre os quais uma entrevista a ele feita e ao seu comparsa espanhol Filipe González, creio, em que este falou de reformas e trabalhos no seu país de progresso, com argumentação de quem estudou e conhece, e Soares apenas se limitou aos velhos slogans da democracia, igualdade e liberdade, por, de reformas para o progresso do seu país não ser minimamente conhecedor, definitivamente e exclusivamente embasbacado para o seu umbigo que o alcandorou ao palanque de uma realeza de bobo, que resolve prolongar para além do tempo, com a conivência dos que precisam das suas palhaçadas para mais facilmente atingirem o estado da anarquia, nos seus falsos pruridos de generosidade soez e em alarido.

«D. Mário Soares I, o Inimputável» de Henrique Raposo

O ocaso de Mário Soares está a ser uma espectáculo lamentável. Durante os anos Sócrates, Soares não se distinguiu dos demais capangas socráticos na defesa do chefe. Ante as trapalhadas e mentiras de Eng., o ex-Presidente usou a cassete dos Lellos desta vidinha. Um pouco triste, não? Soares não se comportou como “pai da democracia” (uma contradição em termos, diga-se), mas como pai do PS. Não mostrou a dignidade do senador, mostrou os dentes do jotinha. Porquê? Para Soares, a democracia é o PS e o PS é a democracia; o PS é a única linha dinástica legítima nesta monarquia republicana chamada III República. Aliás, naquela cabeça, o regime é o ele mesmo, o regime é o próprio Soares, D. Soares I.  

Esta presunção de superioridade dinástica subiu de tom após a subida ao poder do actual governo. Numa linguagem arruaceira, Soares tem sugerido um incremento da violência social. Qual miguelista invertido, Soares anda a sonhar há meses com várias Marias da Fonte. E, neste fim-de-semana, passou dos limites quando disse o seguinte sobre Cavaco: “por muito menos do que isto foi D. Carlos morto”. Isto é a linguagem de taberna arsenalista, é uma linguagem vergonhosa para um ex-Presidente de uma democracia. Mas, claro, D. Soares I não se sente numa democracia onde ninguém está acima de crítica. D. Soares I julga que está no seu reino, a monarquia republicana onde todos lhe devem respeitinho. 

Mas o pior é o silêncio dos média. Soares pode dizer o que quiser. Pode ter atitudes machistas perante eurodeputadas, pode lançar snobeira contra o homem de Boliqueime, pode gozar com os contribuintes quando o seu carro é multado, pode refazer à vontade a sua biografia , pode ser um mero apparatchik do PS, pode até acenar com violência política, pode tudo isto porque passa sempre entre os intervalos da chuva. Ele é o Rei, e o Rei, como se sabe, nunca se molha mesmo quando vai nu. Enquanto esteve no poder, D. Soares nunca se molhou porque recebeu sempre um tratamento principesco nas redacções (Joaquim Vieira explica ). Agora, depois da reforma, é tratado como um ser inimputável. Ou seja, Mário Soares passou as últimas décadas numa redoma situada acima do bem e do mal.»

 

 

Nenhum comentário: