quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Um conto premiado da minha neta Ana

Menina vivaça foi sempre a Ana, que sobressaiu como estudante, e foi conduzindo a sua vida sem aparente dificuldade, com uma alegria sadia, que não excluiu nunca uma sensibilidade atenta ao mundo da injustiça ou do risível. Como todos os estudantes favorecidos nos estudos universitários, ganhou o complemento dos seus estudos em Paris, com o estágio que a catapultou, via Internet, para o primeiro emprego cá, que alcançou mediante resposta efectuada em Paris, a anúncio, por via telefónica, perante o sentir deslumbrado de uma avó educada na desconfiança das modernidades. A ambição não se esgotou aí, foi concorrendo a outros empregos de acordo com o sentimento de mérito que a sua consciência apontava e no novo emprego já lhe foi reconhecido esse mérito que a favoreceu com uma visita de trabalho a Angola.
E a Ana vai prosseguindo, na sua senda de interesse pelo mundo dos outros e o seu próprio, criando blogues de grande originalidade, onde esse mundo não escapa ao seu olhar arguto, simpaticamente comentados pelos seus muitos amigos que sinceramente a admiram. Na alegria da sua escrita maliciosa, discretamente atrevida, observadora e artista. Muitas vezes complementada por fotografia a condizer.
Os blogues pararam, nos excessos do trabalho que hoje em dia mal poupa os trabalhadores. Mas na Internet encontrou um concurso literário, com oferta de edição dos contos premiados.
E a Ana concorreu e esperou. Acreditámos nela e na originalidade do seu conto. “O Engraxador de Sapatos”, uma história colhida na sua observação, retocada com a graça da sua expressão, simultaneamente leve e profunda, e largamente assente na observação do real, em que perpassa toda uma sensibilidade pela “dor humana”, a que não são alheios certos laivos do grotesco de situações descritas de miséria e destruição dos sonhos próprios da condição humana, sujeita aos desvios da Fortuna. Uma prosa concisa e poética, no retomar constante dos seus elementos, em circularidade e progressão, para um clímax de efeito dramático.
26 anos, uma vida de bela expectativa literária.
Parabéns, Ana, pelo teu prémio. O lançamento do livro de Contos será no próximo sábado, 22 de Outubro, na Biblioteca Municipal de São Lázaro, Rua do Saco, 1.

Nenhum comentário: