segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Só mesmo a China

A minha amiga estava ontem muito chocada, muito triste, até mesmo agoniada:
- O país é um doente em estado terminal.
Acho que ouviu esta a Manuela Ferreira Leite, e continuou:
-Agora aparecem meia dúzia de políticos a dizer o que se fez mal e como se deveria ter feito. Os paraísos fiscais, um país deste tamanho? O Cavaco não quer que o interroguem, fica muito ofendido e muito sério. Está bem, mas devia esclarecer o país sobre a sua participação no BPN.
Cá por mim, que detesto peixeirada, entendo que, se ele teve oportunidade de aumentar as suas poupanças, fez o que talvez todos nós fizéssemos, se avisados por um amigalhaço, comprar por X e vender por Y, e que os jornais não fazem mais do que pretender enodoar-lhe a imagem, orquestrados por uma esquerda barulhenta, que se apresenta como defensora dos bons princípios só porque não governa. Estivesse ela no poleiro e veríamos se os princípios não teriam fim imediato.
Mas a minha amiga não estava pelos ajustes:
- O palerma do nosso Presidente! Uma ambição. Quer mais quatro anos daquilo e vai lá ficar. Não há outro! Obrigada!
Mas a minha amiga também estava agoniada pelo caso Carlos Castro, numas considerações a que se aliou uma amiga nossa, que interrompeu momentaneamente o seu café com outras amigas e nos veio dar o beijo da amizade, e as três lamentámos o pobre moço de vida desfeita, provavelmente, e a família que o ama…
Depois de a nossa amiga se retirar para junto das suas companheiras momentâneas diárias, falámos em deboche. Contou o caso da partenaire do Goucha, Cristina, creio que do programa da manhã:
- Ela que é uma mulher giríssima está a descambar desta maneira. Tudo descambado até à quinta casinha. Não haja dúvida que está. E o Goucha tem uma mãe que o censura. A Júlia Pinheiro é brincalhona mas sabe comportar-se. Só se agora na Sic começar a descambar também.
- Como o Herman…
- Mas esta Cristina tinha uma classe! … É das mulheres mais giras da televisão, quando faz um papel sério. Pois há dias, o diálogo entre ela e o Goucha, lá no programa foi deste calibre: “ - Demoraste! - Fui fazer chichi. - Fizeste sentado ou em pé? - Por acaso fiz em pé! Mas faço muita vez sentado…” E eu em vez de não ligar ainda me irrito.
- É! Já vale tudo no país. Só mesmo uma China para mudar o mundo.


Nenhum comentário: